Pesquisar
Close this search box.

publicidade

A população de rua no Brasil quase duplicou na última década, segundo Ipea

O número saltou de 21.934 em 2013 para 227.087 até agosto de 2023

A população em situação de rua no Brasil aumentou 935,31% nos últimos dez anos, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base em dados do CadÚnico (Cadastro Único) do governo federal. 

O número de pessoas em situação de rua no Brasil aumentou significativamente, passando de 21.934 em 2013 para 227.087 até agosto de 2023. Diversos fatores contribuem para esse cenário, incluindo exclusão econômica, que abrange insegurança alimentar, desemprego e déficit habitacional; ruptura de laços familiares; e questões de saúde, especialmente relacionadas à saúde mental.

Cerca de 47,3% das pessoas em situação de rua apontaram problemas familiares ou com companheiros como motivo para deixar suas casas. O desemprego foi citado por 40,5%, enquanto o alcoolismo e o abuso de outras drogas foram mencionados por 30,4%. A perda de moradia foi apontada por 26,1%.

Essas informações foram coletadas em um levantamento realizado por Marco Antônio Carvalho Natalino, especialista em políticas públicas e gestão governamental, em exercício na diretoria de estudos e políticas sociais do Ipea.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Mais notícias

publicidade