publicidade

Adultos vão poder tomar vacina da dengue de graça no SUS

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (18), a expansão da vacinação contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, as vacinas com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas gratuitamente em pessoas de 4 a 59 anos nas unidades de saúde que possuírem doses excedentes. Anteriormente, a vacinação estava restrita a pessoas de 10 a 14 anos.

A prioridade continua sendo a faixa etária inicial para receber a vacina contra a dengue. No entanto, para evitar o desperdício de doses e aumentar a adesão, essa medida de ampliação foi adotada. Além disso, aqueles que se vacinarem dentro dessa nova estratégia terão garantida a segunda dose do imunizante.

“É importante ressaltar que essa estratégia se aplica apenas às vacinas com prazo de validade até 30 de abril. Ou seja, as cidades que não dispõem mais de doses desse lote devem continuar atendendo o público recomendado anteriormente, de 10 a 14 anos”, afirmou Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), em comunicado oficial.

O Ministério também informou que não é possível estimar quantas doses próximas do vencimento estão disponíveis, pois as aplicações não são relatadas ao órgão. Portanto, para verificar a disponibilidade de vacinas, é necessário consultar as informações no posto de saúde de sua preferência.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Mais notícias

publicidade