Após declarações do prefeito do Jairo Baptista (PP) acerca da falta de pagamento de impostos por parte dos comerciantes do distrito do Guaibim, em Valença, a ASCOBIM (Associação de Comerciantes do Guaibim) emitiu uma nota pública pedindo uma retratação pública do gestor. Confira o texto da nota na íntegra:
NOTA PÚBLICA
Após deliberação coletiva a ASCOBIM vem a público se colocar sobre a colocação descabida é debochada do Prefeito Jairo Batista numa entrevista à rádio local. Fugindo totalmente da sua função pública.
Causa espécie, a todos e todas associadas à desta entidade de representação comercial, bem como, a comunidade do Guaibim as colocações do sr. Jairo Batista, pois 1 – Ao informar que “dificilmente um comerciante tira nota fiscal e paga impostos”, o Prefeito desconhece a realidade não apenas da Contas Municipais, como coloca em xeque sua biografia, já que não consegue dimensionar quão importante é este distrito para o desenvolvimento do município e território Baixo Sul:
2- O trade do turismo do Guaibim, além de amargar as sucessivas e desastrosas gestões do turismo nas últimas décadas, encontra no atual chefe do executivo municipal falta de sensibilidade sobre variáveis macro ambientais que afligem nosso destino desde o 2º semestre de 2019 até o presente momento (especificamente, Derramamento de Óleo e Pandemia do Covid-19);
3- Esta comunidade, além de ser importante fonte de receita própria (TLF. ISS. IPTU, Taxa Visa e Habite-se) é, também, geradora de receitas de transferências através de cerca de um centena empresas de grande, médio, pequeno porte e microempresas, além de microempresários individuais e população geral. Trazendo sempre a memória que é a Macrozona do Guaibim a responsável por cerca de R$ 850.000,00 repasse do ICMS/Royalties mensais. Saber disso é o mínimo que se pode esperar de alguém que até ontem era humilde e aposentado do sistema financeiro.
Por fim, a Associação de Comerciantes do Guaibim, requer retratação com pedido de desculpas públicas do Prefeito Jairo Batista garantindo ampla divulgação nos meios de comunicações locais. Outrossim, reiteramos a independência da ASCOBIM, colocando nossa postura harmônica e solicita à disposição para promover o bem-estar da nossa comunidade o que é de amplo conhecimento de toda Valença.
Atenciosamente,
ASSOCIAÇÃO DE COMERCIANTES DO GUAIBIM