São mais de 150 mil pedidos de reconhecimento de cidadania apresentados por brasileiros na região do Vêneto, na Itália, segundo a imprensa local. Em todos os municípios, chegam diariamente inúmeras solicitações de descendentes de italianos. Recentemente, o prefeito de Val di Zoldo chegou a estender uma bandeira brasileira na fachada da prefeitura, para protestar sobre o que as autoridades locais consideram uma “sobrecarga”.
Segundo o jornal Corriere del Veneto, em Tribano, na zona de Pádua, o cartório está lotado. Valdastico, por exemplo, tem 100 procedimentos a cada 1,3 mil habitantes anualmente. Treviso e Vicenza também alegam receber dezenas de pedidos por semana. Outros municípios foram obrigados a contratar novos funcionários ou pagar horas extras aos funcionários para que também trabalhem em finais de semana.
Primeiro, o pedido é levado ao Judiciário. Depois, a Justiça ordena que a cidade de origem do ancestral do solicitante faça o reconhecimento de cidadania. Segundo a Folha de S. Paulo, os registros de nascimento e casamento são emitidos a partir de então.