Cairu foi um dos municípios premiados durante a 6ª edição do Fórum de Gestores Municipais da Agropecuária da Bahia (Feagri), realizada nesta quarta-feira (27), no Centro de Convenções de Salvador. O município-arquipélago recebeu o Prêmio Inova Agro, reconhecimento concedido a iniciativas que incentivam práticas sustentáveis, inovadoras e fortalecem o desenvolvimento da agropecuária baiana. O evento foi promovido pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).


A premiação destacou o Projeto ProPesca, inserido no Programa Cairu Produtivo, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Pesca e Agricultura (Sepeag). Durante a cerimônia, a secretária Ioná Manuela recebeu um tablet das mãos do secretário estadual da Seagri, Vivaldo Góis, e da chefe de Gabinete, Jorgete Oliveira.
Segundo Vivaldo Góis, a iniciativa busca valorizar o esforço dos municípios baianos na criação de projetos voltados ao fortalecimento da produção rural e pesqueira, especialmente dos pequenos produtores. Ele afirmou ainda que, nas próximas edições, a intenção é ampliar a premiação com a entrega de maquinários e implementos agrícolas.
Para a secretária Ioná Manuela, o reconhecimento simboliza o resultado de um trabalho coletivo e comprometido com o desenvolvimento das comunidades pesqueiras e rurais de Cairu. Ela destacou que o avanço do Projeto ProPesca só foi possível graças aos investimentos da Prefeitura de Cairu em assistência técnica, inclusão produtiva, fortalecimento da produção e valorização dos trabalhadores do campo e das águas.
Além da entrega das premiações, o evento também marcou a assinatura da portaria de instalação do Comitê Estadual de Inovação Agropecuária, reforçando o compromisso do estado com políticas públicas voltadas ao crescimento sustentável do setor agropecuário baiano.



