publicidade

Câmara Federal aprova Projeto de Lei autorizando Campus de Universidade em Gandu

A Comissão de Educação da Câmara Federal aprovou na manhã desta quarta-feira, (23), o Projeto de Lei 327/2015, que autoriza o Poder Executivo a instituir um campus da Universidade Federal do Sul da Bahia em Gandu. A autoria do Projeto é do Deputado Federal Valmir Assunção (PT-BA) e tem como relator o também Deputado Federal Roberto de Lucena (PODE-SP).

No relatório do Projeto de Lei, Valmir Assunção defende os aspectos demográficos e geográficos de Gandu como relevância para instalação do referido campus. A matéria já foi aprovada na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, em reunião realizada em maio de 2015.

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com Reitoria em Itabuna e campi em Teixeira de Freitas e Porto Seguro, foi criada em junho de 2013. “O projeto de lei que ora analisamos pretende autorizar o Poder Executivo a criar mais um campus da Universidade Federal do Sul da Bahia, desta vez, no Município de Gandu, localizado na região do Baixo Sul do Estado, à 145 km de Itabuna e à 290 km de Salvador, por via rodoviária,” destaca o PL.

Em um dos trechos do Projeto de Lei, o relator diz que entende que o porte e posição central de Gandu na região do Baixo Sul é uma alternativa estratégica para abrigar um novo campus da UFSB e que permite acesso à educação superior, não só os jovens do próprio Município, mas também a população das cidades vizinhas de Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Aratuípe, Cairu, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Jaguaripe, Nilo Peçanha, Taperoá, Teolândia, Valença e Wenceslau Guimarães. “Assim, a criação do campus do município de Gandu nos parece estar em perfeita consonância com a missão institucional da UFSB e com o Plano Nacional de Educação em vigor“, detalha.

Fonte: Diário Paralelo

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Mais notícias

publicidade