publicidade

Conselheiro Zacarias totalmente revitalizado assume como a nova sede do NTE-06

O Núcleo Territorial de Educação – NTE 06, em nome do Governo do Estado, realizou a entrega oficial do prédio do antigo Grupo Escolar Conselheiro Zacarias à comunidade valenciana nessa quinta (21).

A restauração da edificação preservou sua rica arquitetura e memórias ao longo dos anos, resgatando assim sua significativa história cultural.

O agora renovado prédio histórico assume sua nova função como sede do NTE 06, consolidando mais um compromisso do governador Jerônimo Rodrigues com a educação no Baixo Sul.

Erguido na década de 40, o Prédio Escolar Conselheiro Zacarias de Góes Zacarias desempenhou um papel fundamental na vida de diversas gerações de valencianos. Ele foi a primeira escola estadual de Valença, e, após seu fechamento e avançado estado de degradação, foi tombado como patrimônio histórico pela Lei Municipal 1888/2007. As obras de reforma, iniciadas no segundo semestre de 2020, foram concluídas em novembro de 2023.

A diretora do NTE 06, Josélia Santos, destaca que o desafio de resgatar a memória da educação, cultura e patrimônio histórico foi cumprido. Ela expressa a esperança de que a casa, agora sede do NTE 06, se torne um símbolo de acolhimento para a população de Valença e do Baixo Sul.

Além disso, no evento, foi entregue o memorial dos Diretores Territoriais de Educação, destacando as personalidades que contribuíram para a construção e busca de melhorias na educação pública da região.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Mais notícias

publicidade