O movimento de passageiros no sistema do ferry é intenso no terminal de Salvador nesta sexta-feira (12). Motoristas têm que aguardar cerca de quatro horas para o embarque, enquanto o fluxo de pedestre não chega a formar longas filas.
Na noite de quinta-feira (11), mesmo sem o fluxo comum no período de carnaval, algumas pessoas reclamaram da intensidade no terminal e a falta de informações dos funcionários.
A auxiliar de classe Maiara Freitas, aguardava para embarcar para a Ilha de Itaparica e disse que estava há quatro horas na fila. Segundo ela, o movimento seguia ao longo da feira de São Joaquim, pelo bairro Água de Meninos.
“Às quatro horas [da tarde] chegamos aqui. Não achei que iria pegar fila, porque pegamos bem antes da feira. Achei que seria rápido, mas já vai dar 8 da noite e estamos aqui ainda”, lamentou.
Outra motorista, Adriana Santana, reclamou da falta de informações dos funcionários do sistema de transporte, que não explicaram o porquê da demora no embarque, considerando que não haveria movimento intenso por causa da suspensão do feriado de carnaval.
“A gente está aqui desde 5 da tarde. Pegamos a fila depois do São Joaquim. E a gente aqui fora sem saber o que está acontecendo. Não vemos movimentação de funcionário, nada disso. Não tem explicação”, reclamou.
Segundo a Internacional Travessias, empresa responsável pela gestão do modal, quatro embarcações estavam em funcionamento na quinta-feira (11). Nesta sexta (12), um quinto ferry, o Ivete Sangalo, seria integrado à operação para a realização de viagens extras.
No entanto, a embarcação está em manutenção e o sistema permanece operando com quatro ferries nesta sexta-feira. Segundo a empresa, o tempo de espera para veículos permanece na faixa de duas horas.
Ainda segundo a Internacional Travessias, o fluxo é tranquilo para passageiros em veículos ou pedestres no terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica.
Os passageiros podem comprar passagens com hora marcada, desde 30 de janeiro, com o acréscimo de 30% no valor da tarifa.
Fonte: G1