Pesquisar
Close this search box.

publicidade

Expansão do Pé-de-Meia beneficiará mais 1 milhão de estudantes

O governo federal anunciou nesta sexta-feira (2) a ampliação do programa Pé-de-Meia para estudantes do ensino médio de escolas públicas cujas famílias estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e tenham renda per capita de até meio salário mínimo. Atualmente, o benefício abrange apenas estudantes de escolas públicas que fazem parte do Programa Bolsa Família.

Com a expansão, cerca de um milhão de novos estudantes serão beneficiados. As mudanças também contemplarão alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O anúncio foi feito durante um evento em Fortaleza (CE) com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente destacou a importância da aplicação de recursos na educação no Brasil e incentivou os jovens presentes na cerimônia a não desistirem da escola e a sonharem com realizações profissionais por meio da educação.

“Estudar é quase uma coisa sagrada para um pai e uma mãe. Para nós, a maior herança que podemos deixar para nossos filhos é educá-los, formá-los como cidadãos, dar-lhes uma profissão para que possam trabalhar e, por meio do trabalho, ter um salário digno e decente para cuidar de suas famílias. Essa é a grande paixão de qualquer pai e qualquer mãe.”

Ele ressaltou que os recursos alocados na educação não são gastos, mas sim investimentos. “Enquanto eu puder colocar dinheiro na educação, é proibido qualquer ministro meu utilizar a palavra ‘gasto’. Eu vou gastar se tiver que fazer cadeia, prisão, para colocar essa juventude abandonada. Educação é investimento”, afirmou o presidente.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a sensibilidade do governo federal ao promover o Pé-de-Meia, considerando que cerca de meio milhão de estudantes abandonam a escola pública no Ensino Médio a cada ano. “Esse programa vem para dizer aos estudantes brasileiros que não queremos nenhum aluno fora da escola pública deste país. Porque somente através da educação podemos transformar vidas. Não há saída para o país e para a sociedade se desenvolverem e gerarem oportunidades, se não for através da educação”, reforçou.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, afirmou que, com o programa de incentivo, será possível avançar ainda mais na educação a nível regional. “Em 2023, a maior participação no Enem do país foi do Ceará. E nossos alunos fizeram história neste ano, com o maior resultado da nossa história. Ingressaram no ensino superior, saindo da escola pública do Ceará, 22,5 mil jovens”, informou.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Mais notícias

publicidade