As comemorações da Independência do Brasil na Bahia, celebrada na próxima terça-feira (2), provocarão alterações no trânsito da capital baiana. As mudanças ocorrerão em locais como Pirajá, Lapinha e Campo Grande, onde acontecerão os rituais cívicos, e também nos bairros do Comércio, Boca do Rio e Barra, devido aos eventos relacionados às celebrações.
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) organizou uma operação especial para otimizar a fluidez do trânsito e garantir a segurança viária para os pedestres, com a participação de cerca de 110 agentes.
Na segunda-feira (1º), devido à chegada do Fogo Simbólico em Pirajá, o estacionamento de veículos estará proibido na Rua Oito de Novembro, nas proximidades do Largo do Panteão, das 7h às 19h.
Já na terça-feira (2), ponto alto das festividades com os cortejos cívicos no Centro da cidade, o estacionamento e o tráfego de veículos serão interditados a partir da meia-noite nas vias por onde o desfile passará: Largo da Lapinha, Corredor da Lapinha, Largo da Soledade, Ladeira da Soledade, Rua São José de Cima, Rua Emídio dos Santos, Rua dos Perdões, Largo da Quitandinha do Capim, Rua dos Adobes, Ladeira do Boqueirão, Rua Direta de Santo Antônio, Largo da Cruz Pascoal, Rua do Carmo, Rua do Passo, Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia e Praça Municipal.
Ainda na terça-feira (2), a partir das 5h, os veículos serão desviados da Estrada da Liberdade para a Rua Pero Vaz. No bairro do Barbalho, das 6h às 15h, o trânsito terá sentido duplo na Rua Emídio dos Santos, no trecho entre a Rua Professor Viegas e a Travessa Emídio dos Santos, e a Rua Professor Palma terá inversão do sentido de tráfego.
Os veículos não poderão estacionar a partir das 5h, e nem circular a partir das 13h, na Praça Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves, Avenida Sete de Setembro (São Bento, São Pedro/Piedade/Rosário/Mercês/Passeio Público) e na Praça 2 de Julho (Campo Grande).
Para a passagem do Fogo Simbólico, a partir das 14h, haverá a interdição progressiva do tráfego nas seguintes vias: Praça General Labatut (saída), Estrada Campinas de Pirajá, Rua da Bolívia, Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), Viaduto dos Engenheiros (alça de acesso ao Dique), Avenida Vasco da Gama, Avenida Presidente Costa e Silva, Praça Doutor João Mangabeira, Avenida Vale dos Barris, Avenida Professor Paulo Almeida (contrafluxo), Rua Félix Mendes, Rua Comendador Alves Ferreira, Avenida Leovigildo Filgueiras e Largo do Campo Grande (chegada).
Haverá a proibição da circulação de veículos, a partir das 13h do dia 2, nas seguintes vias: Praça Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves, Avenida Sete de Setembro (São Bento, São Pedro, Piedade, Rosário, Mercês, Passeio Público) e Largo do Campo Grande.
Será estabelecido um corredor especial de tráfego, no dia 2, exclusivamente para veículos credenciados, nas seguintes vias: Avenida Anita Garibaldi, Dique do Tororó, Rua Djalma Dutra, Dois Leões, Estrada da Rainha, Largo do Queimadinho, Rua Campos França (contrafluxo).