Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

publicidade

Jovem branco é preso no Rio suspeito de furtar bicicleta de casal; rapaz negro tinha sido acusado pelo roubo

A polícia do Rio prendeu nesta quinta-feira (17) o suspeito de ter furtado uma bicicleta elétrica no bairro do Leblon. Poderia ter sido um fato corriqueiro, mas foi o desfecho de um caso de muita repercussão na cidade.

As imagens da câmera de segurança mostram como essa história começou. Em uma das esquinas do Shopping Leblon, na Zona Sul do Rio, no último dia 12. Mariana Spinelli e o namorado, Tomás Oliveira, chegam, estacionam e colocam uma tranca na bicicleta elétrica.

Quando voltam, a bike não está mais lá. Ainda sem saber como esse vídeo termina, Tomás vê, ali perto, na porta do shopping, Matheus Ribeiro com uma bicicleta parecida com a de Mariana. O casal vai até o instrutor de surfe, que é negro, e o acusa de ter furtado a bicicleta.

“Dois jovens vieram me acusando de ter pego a bicicleta deles, falando: ‘Você pegou aquela bicicleta ali agora, não é?’, ‘É sim, essa bicicleta é minha, essa bicicleta é minha’. Quando eu fui tentar provar para eles de alguma forma, peguei meu celular para mostrar fotos antigas com a bicicleta, peguei minha chave, tudo que eu podia mostrar para eles naquele momento. O rapaz pegou o cadeado da minha bicicleta e tentou abrir com a chave dele”, conta Matheus.

Matheus começou a gravar com celular dele logo depois que Tomás tentou abrir a tranca. As imagens e o comportamento do casal geraram revolta nas redes sociais e protestos contra mais um episódio de racismo. Matheus procurou a polícia para denunciar o caso.

“Não quero dar ênfase só para o meu caso, quero dar ênfase para esses casos. Para que as pessoas, quando se veem numa situação de desespero, quando forem roubadas, não pensarem que foi o preto que roubou, e toda vez que acontecer isso com um negro, ele se sentir forte o suficiente para denunciar”, diz Matheus

Na sequência das imagens da câmera de segurança é possível descobrir quem furtou a bicicleta elétrica do casal. O ladrão é conhecido dos policiais, morador da Zona Sul do Rio e branco.

Minutos depois que o casal para a bicicleta perto do shopping, o ladrão aparece, arromba o cadeado e sai. Ele é Igor Martins Pinheiro, de 22 anos. Tem 27 passagens pela polícia, 14 por furto de bicicletas e chegou a ser preso há três anos.

Nas imagens de uma outra câmera de segurança, dá para ver o ladrão chegando em casa, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, onde ele foi preso outra vez, nesta madrugada. A bicicleta estava numa praça. O casal de namorados, Mariana Spinelli e Tomás Oliveira, já prestou depoimento.

Nesta quinta-feira (17), a delegada disse que o caso deve ser investigado como calúnia, crime de menor potencial ofensivo.

“Em nenhum momento veio aos autos qualquer menção por parte destes no sentido de terem realizado alguma ofensa expressa de caráter racial. Com base também na análise dos elementos objetivos do fato, da análise do caso concreto, não houve a instauração de procedimento para apurar o crime de injúria racial e, sim, o crime de calúnia”, afirma a delegada Natacha Oliveira.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Mais notícias

publicidade