Novas doses da vacina da AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, chegaram ao aeroporto de Salvador, na manhã desta sexta-feira (16).
A carga, com 396 mil doses dos imunizantes chegou por volta das 9h30 em um voo comercial da Latam. De acordo com o Ministério da Saúde, do total das novas doses, 239 mil são da AstraZeneca e 157 mil da CoronaVac, ambas produzidas no Brasil com matéria-prima importada.
Após a chegada do novo lote, as doses serão contabilizadas e então distribuídas para 408 das 417 cidades baianas. De acordo com a SSP-BA, responsável pelo transporte das vacinas, cerca de 245 mil doses já serão transportadas na tarde desta sexta-feira para cidades da Região Metropolitana de Salvador e interior da Bahia.
Nove municípios não receberão novas doses, por causa da definição da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Essa definição prevê que, os municípios que apresentam taxas de vacinação inferior a 85%, não estão elegíveis para receber nova remessa de vacinas. As nove cidades são:
- Antônio Gonçalves
- Araças
- Boninal
- Cordeiros
- Irajuba
- Itapicuru
- Jucuruçu
- Valença
- Wenceslau Guimarães
Fonte: G1