publicidade

Maraú em busca da sustentabilidade passa a cobrar tarifa ao turista por via terrestre

O Município de Maraú, por meio da Lei Municipal, instituiu a Tarifa para a Manutenção de Maraú – TAMMAR que teve seu início de operação no dia 20 de dezembro de 2022, por via Marítima, e iniciou sua segunda fase de cobrança, na via terrestre, no dia 04 de janeiro de 2024.

São centenas de destinos turísticos no país que fazem cobrança similares voltadas à sustentabilidade dos destino ante à deficiência orçamentária que regularmente é proporcional ao número de habitantes. Por exemplo, Cairu-BA, cidade próxima, comprovou que a experiência tarifária fica garantida a Manutenção do Patrimônio Público de Uso Especial e Preservação do Meio Ambiente, com a cobrança da TUPA no portal de entrada de Morro de São Paulo.

Com a TAMMAR, foi possível a preservação e manutenção das vias públicas, praças e jardins, além de investir em eventos e serviços voltados ao turista, bem como a divulgação do destino para atração de demais visitantes, mesmo em um ano com queda de FPM.

A TAMMAR é cobrada a todas as pessoas não residentes ou domiciliadas no município, que se utilizem do patrimônio público de uso especial da península em caráter turístico, ou a veículos não cadastrados no município. A tarifa se encontra no valor de R$ 20.

Inicialmente a operação foi realizada na Central de Atendimento ao Turista para quem chegava pelo terminal hidroviário; agora, será iniciada a cobrança na via terrestre, também para veículos. Sendo que será realizado um período de cadastro para veículos isentos (de propriedade de pessoas físicas ou jurídicas sediadas no município).

Residentes ou domiciliados no Município de Maraú; quem estiver a trabalho; que estejam realizando pesquisas e estudos de carácter científico sobre a fauna, a flora e o ecossistema; menores que 5 (cinco) anos e maiores que 60 (sessenta) anos são isentos quanto ao pagamento da TAMMAR. Estudantes, Pessoas com Deficiência e inscritos no CAD único terão garantidas a meia entrada.

Os valores arrecadados com a TAMMAR estão disponíveis em: www.portaltammar.com.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Mais notícias

publicidade