Nesta quinta-feira (22), às 20h, a Casa de Cultura Somovimento, localizada à Rua Democrata, 21 , Dois de Julho, recebe o espetáculo AfroBrasil Jazz, protagonizado e idealizado pela cantora e modelo Oda Cairu, natural do Arquipélago de Cairu (BA). No espetáculo, a artista mostra sua versatilidade em diversas linguagens, inclusive como cantora e interprete independente.
Esse é o primeiro show de Oda, que estreou no Bourbon Street Music em São Paulo em setembro de 2023, com grande público e um ótimo retorno por parte dos presentes, o que a fez desejar realizá-lo em Salvador, cidade onde já viveu e que mantém afetividade. O projeto reúne musicalidades afrodiasporicas brasileiras que trazem células rítmicas ancestrais presentes na construção desse território, e até mesmo antes de Brasil, utilizando de tecnologias, ritos de cura, o pertencer e a memória, no presente, como flechas para galgar futuros prósperos e encantar essas possibilidades. Na apresentação, a artista é acompanhada principalmente por pessoas pretas, afroindígenas e trans. “É um show protesto que reverencia nossa ancestralidades, numa voz que traz essa representatividade”, conta Oda.
PEDIDO DE APOIO: Apesar do sucesso alcançado em São Paulo, toda produção do espetáculo é feita de forma totalmente independente. “ Não termos recurso em caixa e contamos apenas com a competência da nossa equipe, composta por vinte pessoas totalmente envolvidas no projeto. Além de mim, temos um produtor, um guitarrista, um baixista, um baterista, um percussionista, um saxofonista, três back-vocals, três performers, três videomakes, dois fotógrafos, uma cenógrafa e uma figurinista”, explica Oda.
A multiartista explica ainda que enviou carta com pedido de apoio para alguns, de alguma forma que houvesse uma ajuda na produção. “Pensamos em pessoas que em nossas relações nos afirmam, na prática, que acreditam na arte e na cultura como ferramenta imprescindível para a construção de uma sociedade baseada em valores de respeito a nossa história e em ações em coletividade, e nessas iniciativas como parte das transformações necessárias”, relata a artista.
O que: Oda Cairu em ‘AfroBrasilJazz’
Quando: Quinta feira (22) às 20h
Onde: Casa de Cultura Somovimento – Rua Democrata, 21 – Dois de Julho
Via: doisterços