Os municípios que compõem o Consórcio Ciapra Baixo Sul, foram selecionados para o Edital Melhoria da Educação, realizado pelo Itaú Social, que selecionou municípios e iniciativas de colaboração intermunicipal (territórios) para participar do programa no ciclo 2021-2024. Ao todo, a iniciativa recebeu 227 inscrições.
O programa visa fortalecer as secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade aos estudantes. Os selecionados receberão apoio técnico, que envolve processos formativos dos profissionais a partir da implementação de tecnologias educacionais, metodologias que auxiliarão a enfrentar os problemas identificados pelo planejamento estratégico.
O edital contou com duas categorias.
Municipal:
Voltada para municípios com até 550 mil habitantes, que tenham mais de 10 mil matrículas urbanas no Ensino Fundamental e Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) abaixo da média nacional ou estadual.
Entre os municípios baianos selecionados estão, Ilhéus, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista.
Regional:
Destinada às vinte e uma iniciativas de colaboração pertencentes à Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, como câmaras técnicas de consórcios, arranjos de desenvolvimento da educação (ADEs), fóruns e colegiados.
Entre as câmaras técnicas de consórcios selecionadas estão o Ciapra Baixo Sul, ADE Chapada, CDE LS e Educavale.
O Programa:
O Melhoria da Educação nasceu em 1999, com o propósito de desenvolver ações de formação e qualificação técnica de gestores e gestoras municipais de educação e suas equipes para contribuir com o planejamento, formulação, implementação e acompanhamento da política educacional.
Sua atuação se dá por meio da implementação de tecnologias educacionais, cursos, encontros formativos e assessorias técnicas. Somente em 2020, a iniciativa esteve presente em 695 secretarias municipais, com a participação de 9.078 gestores e três milhões de estudantes beneficiados.
Fonte: CIAPRA Baixo Sul