publicidade

Piloto desmaia a bordo e avião faz pouso de emergência em Salvador

Um voo que decolou de Brasília em direção a João Pessoa, na Paraíba, teve que fazer um pouso de emergência nesta terça (16) após o comandante da tripulação desmaiar a bordo. De acordo com a Latam, responsável pela aeronave, o voo LA3744 teve de realizar o pouso emergencial para que fosse prestado atendimento médico ao integrante da tripulação técnica.

Segundo a companhia aérea, o avião pousou em “completa segurança” e foi prestada “toda a assistência aos passageiros afetados pela situação”. A situação aconteceu pela tarde. O mesmo avião voltou a decolar, agora do Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, em direção ao Aeroporto Presidente Castro Pinto, em João Pessoa (PB). Segundo a Latam, o avião deixou a capital baiana às 15h08 e chegou na paraibana às 16h17.

A plataforma Flight Radar, que mostra o tráfego aéreo em tempo real, mostra a mudança brusca da rota da aeronave em direção a Salvador quandoo voo estava próximo a Senhor do Bonfim. 

A conversa captada entre um dos pilotos e o Controle de Tráfego Aéreo mostra que o avião declarou urgência para pouso com o aviador declarando “PAN PAN” na frequência, e logo depois falando que o seu colega de cabine estava passando mal e ficou incapacitado, ou seja, sem condições de exercer suas funções à bordo. O código é utilizado para uma condição de urgência, e tem prioridade sobre todas as outras comunicações, exceto socorro. A palavra PAN também é a abreviação de “possível assistência necessária” e é usada para comunicar uma situação de urgência, mas não de emergência, para o controle de tráfego aéreo.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Mais notícias

publicidade