Professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) decidiram em assembleia, realizada no fim da tarde desta quinta-feira (25), iniciar uma greve, que será deflagrada na próxima segunda-feira (29).
A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pelo Apub Sindicato. “Os professores aprovaram a deflagração da greve. A reitoria será notificada hoje, e temos um prazo de 72 horas para iniciar, então oficialmente ela começará na segunda-feira”, afirmou a assessoria de comunicação.
Ainda segundo informações, a deflagração da greve foi a única solução encontrada neste momento para que as negociações com o governo evoluíssem. “O motivo foi a negociação com o governo que não avançou e os professores entenderam que a única estratégia de negociar hoje, seria deflagrar esta greve”, concluiu.
A categoria reivindica reajuste salarial, reestruturação das carreiras do Magistério Superior e EBTT, e recomposição orçamentária das universidades e institutos federais.
No total foram 210 votos a favor da deflagração da greve, 129 votos para iniciar um estado de greve e quatro abstenções.