A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (SESAB), divulgou um comunicado preocupante sobre o desabastecimento, no País, de soro antiofídico (utilizado em picada de cobras), mais precisamente o soro antibotrópico, indicado para o tratamento do envenenamento causado por picada de jararaca/jararacuçu. O comunicado foi divulgado na última sexta-feira (18), alertando que o Ministério da Saúde é o responsável pela falta do antídoto.
A região do Baixo Sul, que tem uma vasta área de Mata Atlântica, tem registrado, com uma certa frequência, casos envolvendo acidentes com pessoas picadas por cobra. Os casos mais comuns registrados nas secretarias de saúde, são de trabalhadores rurais encaminhados para atendimento de urgência.
A SESAB destacou ainda, que o abastecimento deve se normalizar nos próximos dias.
Leia íntegra do comunicado:
“Informamos que há um desabastecimento, por conta do Ministério da Saúde, de soro antiofídico para picada de Jararaca (antibotrópico) em todo o país, afetando a Bahia. O Ciatox-Bahia não realiza aplicação do soro e, a princípio, não há necessidade de deslocar o paciente para a capital Salvador. Ao surgir um caso que necessite ser tratado com o soro, o profissional de saúde do município deve entrar em contato com as Regionais para identificar o local mais próximo para aplicação ou remanejamento do imunobiológico. O Ciatox-BA obteve um quantitativo que será distribuído entre as Regionais até a chegada da remessa do Ministério da Saúde, que está prevista para os próximos dias”, diz o comunicado.
Fonte: Portal Baixo Sul