Na última quinta (25), o cenário político em Cairu, na Bahia, foi marcado por uma troca de acusações entre o ex-prefeito Fernando Brito e o atual prefeito Hildécio Meireles. O debate teve início após Meireles, durante uma entrevista em um veículo de comunicação, declarar que seu antecessor não teria entregado nenhuma escola durante seu mandato.
Em resposta, Fernando Brito utilizou suas redes sociais para rebater a afirmação, listando algumas das melhorias na área de educação realizadas durante sua gestão. Brito citou especificamente a entrega do Colégio Modelo no Zimbo, Boipeba, a construção de uma creche na Mangaba, e melhorias nas Turrinhas. Além disso, o ex-prefeito destacou que tais informações poderiam ser facilmente verificadas pelos cidadãos, ressaltando que “as acusações infundadas não deveriam prevalecer no debate político”, segundo Fernando Brito.
No vídeo publicado, Fernando Brito expressou sua preocupação com alegadas intimidações a pessoas que estariam associadas a ele, enfatizando a importância de um debate político respeitoso e livre de perseguições. Ele concluiu sua mensagem convidando aqueles que discordam do modelo atual a se unirem para construir um Cairu maior e melhor.
O debate entre os dois, que no passado já figuraram no mesmo grupo político, entre 2012 e 2014, ocorre em um ano eleitoral, aumentando a intensidade da discussão sobre as realizações e investimentos durante seus respectivos mandatos. A acusação de falta de investimentos na área da educação, em especial, promete ser um tema central nos debates políticos locais.