A Casa dos Ventos investirá R$ 2,1 bilhões em nove empreendimentos de energia eólica nos municípios de Morro do Chapéu e Várzea Nova, na Bahia. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
A empresa é comandada por Mario e Lucas Araripe, pai e filho determinados a consolidar o Brasil como protagonista mundial da transição energética sustentável e descarbonizada.
Mario é engenheiro formado pelo ITA. Em 1990, adquiriu a indústria de veículos Troller, transformando-a em referência na fabricação de jipes versáteis. No entanto, 17 anos depois, resolveu vender a empresa para a Ford.
Em 2007, fundou a Casa dos Ventos, empresa que atua na geração de energia renovável. Por transformar a marca em referência no seu segmento, Araripe ficou conhecido como “senhor dos ventos”.
A empresa possui um portfólio diversificado, incluindo ativos de fontes eólica e solar, além de ser detentora de uma central hidrelétrica. Nos últimos anos, fechou acordos com grandes instituições, como Comerc Energia, Comerc Eficiência, Lightsource BP e Galp. Além disso, tem um ambicioso plano de expansão: investir até 2026 R$ 30 bilhões em novos projetos.