O pequeno Valentin Dória, diagnosticado com osteogênese imperfeita, conhecida popularmente como “doença dos ossos de vidro”, foi a primeira criança com a condição a passar por cirurgia reparadora feita pelo Sistema Único de Saúde na Bahia. O procedimento foi realizado no Hospital Ortopédico do Estado, em Salvador.
A operação aconteceu no dia 19 de junho e o menino já se recupera em casa. Na ocasião, o pequeno paciente passou quatro horas no centro cirúrgico
Por conta da doença, que causa deficiência crônica na produção de colágeno, deixando os ossos muito frágeis, Valentin, de 3 anos de idade, já sofreu sete fraturas. Para tratar o problema, os médicos implantaram uma haste de titânio em cada fêmur, maior osso do esqueleto humano, que fica nas coxas e possibilita a movimentação do quadril através da articulação com a bacia. O objetivo é que a estrutura óssea seja reparada e as pernas não fiquem tortas.
Segundo a mãe, Gisele Lopes, um dos sonhos de Valentin é frequentar a escola. “Ele pede para ir para a escola, mas por causa da situação, nós ainda não deixamos. Agora, com certeza, ele vai no ano que vem“, comemora. Após a cirurgia, o garoto dará início a um intenso processo de reabilitação, que envolve sessões de fisioterapia, incluindo exercícios em piscina.