publicidade

Turismo baiano encerra 2023 com expansão de 11,4% e supera média nacional

Em 2023, o volume das atividades turísticas na Bahia teve um crescimento notável de 11,4% em relação ao ano anterior, destacando-se como a terceira maior variação positiva entre as unidades federativas do Brasil. Esse crescimento superou a média nacional, que foi de 6,7%.

O fluxo de passageiros nos principais aeroportos da Bahia, incluindo Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista, aumentou em 8,6% em comparação com 2022. Esse aumento foi impulsionado principalmente pelo crescimento significativo nos aeroportos de Salvador (12,8%) e Vitória da Conquista (29,8%). Ao todo, cerca de 9,5 milhões de passageiros foram contabilizados nos aeroportos da Bahia em 2023.

Esses dados são provenientes da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e fazem parte do Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, elaborado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) em colaboração com a Secretaria do Turismo, com base em diversas fontes de informação.

Além disso, o boletim revela que os pedágios nas rodovias da Bahia experimentaram um aumento de aproximadamente 4,4 milhões de veículos em trânsito, representando um crescimento de 6,2% em relação a 2022. Esse aumento foi impulsionado pela expansão do fluxo registrado pelas três concessionárias que administram as rodovias do estado.

A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi próximo de 64,0% no ano de 2023, valor superior ao observado em 2022 (59,2%). Esse resultado é superior 4,8 p.p. em relação ao ano de 2022. É importante ressaltar, que essa é a melhor taxa média registrada em toda a série histórica iniciada em 2014, nessa comparação. 

Em 2023, mais de 852 mil veículos utilizaram o Sistema Ferry-Boat na travessia São Joaquim-Bom Despacho. Em relação ao mesmo período de 2022, o fluxo avançou 1,7%, o que representa ampliação de, aproximadamente, 14 mil veículos, revertendo a queda iniciada no primeiro trimestre de 2023 (-9,0%). Também pelo Sistema Ferry-Boat na travessia São Joaquim-Bom Despacho passaram a mais 76 mil passageiros, representando crescimento de 1,5% na mesma análise comparativa.
 

ARRECADAÇÃO E GERAÇÃO DE EMPREGOS

A Bahia arrecadou em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aproximadamente R$ 4 bilhões referente às Atividades Características do Turismo no ano de 2023, com expansão nominal de 24,9% em relação ao ano de 2022. Esse resultado foi impulsionado por 90% das atividades investigadas.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Mais notícias

publicidade