O prefeito de Maraú, Manassés Souza, fez uma viagem à cidade de Itabuna esta semana, para reivindicar melhorias para o município. Foram duas reuniões importantes. Uma no comando da Base Sul do Corpo de Bombeiros da Bahia e outra na sede regional dos Correios.
Na reunião com o comandante da Base Sul, Tenente-Coronel Soares Neto, o prefeito Manassés, que foi acompanhado pelo Chefe de Gabinete Gileno Ferreira e o supervisor de comunicação, jornalista Jorge Allan Vivas, relatou os problemas de incêndio que têm acontecido no município de Maraú. Manassés sugeriu a instalação de um pelotão dos Bombeiros em um local que possa atender diretamente aos municípios de Maraú, Itacaré e Camamu. O gestor marauense sugeriu que esse local fosse no Caubi ou próximo dali, com os municípios cedendo o local para instalação da unidade. Manassés também pediu apoio para a criação de uma Brigada de Incêndio em nossa cidade.
O comandante Soares argumentou que a instalação de um pelotão no local indicado seria ótima para a logística da instituição, mas que isso depende de instâncias superiores. O Governo do Estado, através do governador Jerônimo Rodrigues e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Adson Marchesini, é que podem determinar a criação desse batalhão.
Com relação à Brigada de Incêndio, o Ten-Cel Soares se colocou prontamente à disposição para colaborar, com curso de capacitação e até doação de alguns equipamentos. Com isso, a Prefeitura tem que agora enviar um ofício solicitando e fazer uma relação de voluntários para que seja feito o treinamento e em seguida a criação oficial da Brigada de Incêndio de Maraú.
É muito importante a criação dessa Brigada, mesmo que consigamos instalar um pelotão na região de Maraú. O combate ao fogo tem que ser feito por pessoas capacitadas para evitar acidentes. Outra coisa importante é a prevenção. A Prefeitura de Maraú está de parabéns pela iniciativa.
Uma outra reunião que aconteceu foi na sede regional dos Correios. Lá, o prefeito Manassés falou da logística para entrega de encomendas no distrito de Barra Grande e região (Taipu de Fora, Taipu de Dentro, Campinha, parte do Cassange). E solicitou a instalação de uma agência dos Correios ali. O gerente regional Antônio Borges disse que a criação dessa agência depende de instâncias superiores, mas prometeu tentar melhorar, com apoio da Prefeitura, a logística dessa entrega de encomendas em Barra Grande.
A Prefeitura se comprometeu em ceder o espaço e funcionários para que essas melhorias sejam implantadas.