publicidade

Prefeitura entrega casas aos recicladores da Cooperativa Vitória

Na última sexta, 29, a Prefeitura de Itacaré realizou a entrega de novas casas aos recicladores da Cooperativa Vitória, que anteriormente eram catadores no lixão desativado.

A alegria e satisfação estampadas nos rostos de cada família contagiaram todos os presentes. Os agentes ambientais, que antes viviam em condições precárias no lixão, agora sorriem devido às novas habitações dignas e confortáveis.

Essas moradias fazem parte de um convênio entre a prefeitura de Itacaré e a Conder. Conforme informado pelo prefeito Antônio de Anízio, nesta primeira etapa foram entregues 15 casas. Na próxima semana, outras 20 serão entregues aos moradores da Beira Rio de Taboquinhas, que perderam suas casas devido às enchentes. Em uma terceira etapa, mais 10 casas serão entregues aos recicladores.

O prefeito Antônio de Anízio relembrou a trajetória desde o fechamento do lixão e os primeiros contatos com os catadores. “No início, houve muita desconfiança e insegurança, mas hoje construímos juntos uma relação sólida e de confiança mútua”, afirmou. Ele expressou gratidão, carinho e amizade por cada reciclador, agradecendo a todos pela parceria importante. “Hoje é um dia marcante para minha vida. Poder contribuir para melhorar as vidas das pessoas e ver a alegria nos rostos de cada um, isso nos enche de satisfação e orgulho”, concluiu o prefeito.

No ano de 2021, Itacaré, assim como diversos municípios baianos, foi impactada por fortes chuvas e enchentes, deixando famílias sem moradia. As famílias dos recicladores também foram afetadas, impossibilitando a reconstrução de suas casas no mesmo local, devido ao risco representado pelo lixão.

Binho, Presidente da Cooperativa Vitória de Recicladores de Itacaré, expressou: “Hoje nós temos uma vida digna, trabalhamos em um local digno e somos respeitados. Quando morávamos no lixão, era só humilhação e tristeza, mas hoje, graças a Deus e ao prefeito Antônio, nós temos dignidade”.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Mais notícias

publicidade